Agora vamos a uma pergunta de milhões!
E que muitas mulheres fazem diariamente! E sei que a mulher atual está bem focada na carreira, mas também quer ser mãe, engravidar, ter um filho(a), mas sabe que não é agora!
Mas saiba que essa espera pode ser deseperadora! Não, não estou falando para você engravidar agora (mas se quiser te dou todo o apoio), mas sim que mesmo que você queira engravidar daqui a 2 ou 3 anos, ou mesmo 5 anos, se você deixar para ver sua fertilidade só nesse momento, você pode se frustar, se deseperar ou mesmo ver que seus planos não irão se concretizar como você quer!
E porque isso pode acontecer?
Porque menstruar todos os meses não é sinônimo de fertilidade, ovular também não!
Pois outros problemas faazem parte do combo "infertilidade", incluindo problemas do seu parceiro!
Temos como problemas uma Sindrome dos óvarios policisticos, uma endometriose (essa é mestre em não ser diagnosticada até que você tente engravidar e não consiga), baixa reserva ovariana, envelhecimento ovariano, problemas nutricionais e problemas de fertilidade do seu parceiro (baixa motilidade, alta deformidade e a fragmentação de DNA, além de uma varicocele não diagnosticada).
Mas então o que fazer?
Tomar antioconcepicional!! ERRADO!!! O anticoncepicional de forma alguma preserva sua fertilidade, na verdade ele atrapalha, pois ele, com uso prolongado pode levar a atrofia ovariana, envelhecimento ovariano precoce e até mesmo dificuldade na maturação dos seus ovulos! Então minha primeira dica sobre fertilidade é que você pare o anticoncepicional e comece a usar outras formas contraceptivas!
Mas minha principal dica para conservar sua fertilidade, até o momento que você deseja engravidar, assim como tratar possíveis problemas de fertlidade que você e seu parceiro possam ter, é procurar ajuda profissional!
Seja um nutricinista especializado em fertilidade como eu (eu adoraria te atender) ou um medico ginecologista também especializado em fertilidade, o fertileuta (posso te recomendar alguns). E que não perca tanto tempo! Não deixe para procurar ajuda daqui a uns anos, quando tentar engravidar, não conseguir, estiver frustrada, se achando péssima e sem saber o que fazer!
Já cuide da sua saúde reprodutiva a partir de agora, pois quando decidir engravidar, possa fazer isso de forma leve, com uma gestação saudável e um bebê saudável nos braços depois!
Abraços
Leilane
Muitos de vocês, tentantes, já ouviram falar da ISCA né? Sabem o que é essa sigla? Ela significa Infertilidade Sem Causa Aparente, logo é quando o casal apresenta infertilidade, mas os testes superficiais não souberam indicar qual foi a causa dessa infertilidade.
Muitas vezes isso acontece porque os médicos, por desconhecimento ou mesmo limitações do seu plano de saúde e do SUS, não conseguem identificar ou não podem pedir exames para chegar a um diagnostico certinho sobre as causas da sua infertilidade, então eles diagnosticam como ISCA, e eles não tem culpa queridas (os).
As causas mais comuns, mas ainda não diagnosticadas, são uma endometriose ou SOP não diagnosticada e não controladas, baixa motilidade e morfologia dos espermatozoides do homem, mas existe outros fatores para o ISCA, e esses por vezes são ainda mais desconsiderados pelos médicos, como a fragmentação do DNA espermático, deficiências nutricionais acentuadas nos dois, geralmente de cálcio ou ferro, inflamação de baixo grau, obesidade, doenças auto imunes como Doença Celíaca, Tireoidite de Hashimoto e Lúpulos, e doenças intestinais.
E nesse momento, a melhor opção para o casal que teve esse diagnostico de ISCA, que na verdade é a ausência de diagnostico, é procurar um novo fertileuta ou ginecologista, pois sabendo a causa, para a maioria delas o tratamento é alimentar, e nessas horas procurar um profissional qualificado irá deixar o casal mais próximo ainda da realização do sonho da maternidade. Se vocês estão passando por isso agora, entre em contato pelos links abaixo.
Abraços
Leilane Morais
Vamos falar um pouco da Endometriose, ela é uma doença caracterizada pela presença do tecido endometrio, sim o tecido que reveste o útero e que escama todo mês, fora do seu lugar de origem. Como assim? Você deve estar se perguntando né? Então, isso é possível sim e muito mais comum do que se imagina, e sabe o pior, ainda não se sabe ao certo o que causa esse tecido ir parar aonde não deve, no caso, fora do seu localzinho, lá no útero.
Mas as hipoteses são da menstrução retrograda, que ao invés de sair pelo canal vaginal, ela acabaria voltando pelas trompas e indo parar em outros locais, e ali ficando aderida e bem, outros cientistas já colocam que pode ser a diferenciação errada de celulas pluripotentes em celulas do endometrio em locais aleatórios, por motivos ainda não esclarecidos.
No entanto esse endométrio, assim como o endométrio uterino é influenciado pela oscilação de hormônios do ciclo menstrual, já que esse tecido é muito sensível aos hormônios femininos, principalmente o estrogênio e até mesmo tendo uma pegada de resistência a progesterona! E com isso, todo mês esse tecido reage, levando a mulher a um desconforto absurdo!
A endometriose pode ser de 3 tipos, de acordo com o local de deposição desse endometrio, pode ser a endometriose clássica, quando esse endometrio fica errado, mas ainda sim dentro do útero, pode ser um endometrioma, quando acaba invadindo ou envolvendo o ovário, pode adentrar a musculatura uterina, sendo denominada adenomioma e também pode se aderir a locais fora do útero, que é a chamada endometriose profunda, e essa pode estar literalmente em qualquer lugar do corpo, mas principalmente ali próxima ao intestino, pode até adentrar no intestino sabiam? Pode estar na bexiga, no peritónio, e até mesmo nos pulmões!
Eu fui diagnosticada com endometriose, e meu diagnostico só demorou quase 30 anos! Isso aconteceu pois os sintomas da endometriose, são considerados por muitos médicos como sintomas "normais" durante a menstruação da mulher, sendo a cólica menstrual intensa, transito intestinal modificado durante a menstruação e fluxo menstrual intenso. Mas saibam que isso não é normal, se você apresenta esses sintomas, e seu médico ainda não falou que você tem endometriose, recomendo mudar de ginecologista.
Outro sintoma, mas esse é mais considerado, é a dor durante a relação sexual, essa dor também está relacionada a endometriose.
Outros sintomas que você tamb´ém deve considerar é, durante o periodo menstrual, ama um doce na TPM, e nos outros periodos do ciclo, tem baixo líbido, está sempre inflamada e está a mais de 1 ano tentando engravidar e nada, procure um ginecologista, e com o diagnostico, entre em contato.
Estou aqui para ajudar você a ter seu bebê nos braços!
Entre em contato pelos links abaixo.
Abraços
Leilane Morais
A Síndrome dos Ovário Policístico (SOP) está relacionada diretamente com a infertilidade, sendo uma das causas mais comuns da infertilidade, juntamente com a endometriose.
Mas você sabe como a SOP causa a infertlididade? Primeiro temos que lembrar o que é a SOP, muitos médicos dão esse diagnóstico, mas não explicam como é a doença. A SOP é caracterizada por 4 fenótipos, separados por letras, onde temos os fenótipos:
A e B - Considerados como SOP clássica, mais associados às disfunções menstruais, resistência insulínica/hiperinsulinêmia, síndrome metabólica, até 50% das mulheres com SOP clássica apresentam obesidade, formas severas de dislipidemias e podem apresentar esteatose hepática.
C - Denominado SOP ovulatória (com ocorrência de ovulação), está associado a níveis intermediários das alterações vistas nos fenótipos clássicos. O fenótipo
D - Denominado SOP não hiperandrogênica, possui níveis baixos de alterações endócrinas e síndrome metabólica, a baixa relação LH/FSH (hormônio Luteinizante/Hormônio fólico estimulante), baixos níveis de testosterona, altos níveis de SHBG, e a ciclos menstruais regulares e irregulares intercalados.
Assim como temos aumento da testosterona, que impede uma boa qualidade de progesterona e de estrogênio, temos a ausência de ovulação em grande parte das mulheres com SOP, principalmente as do fenótipo clássico, e sem ovulação, não há concepção. Por isso uma das maiores causas de infertilidade atualmente é a SOP. Se você tem SOP, o quanto antes você tratar, maiores serão suas chances de se tornar mãe, e sem tratamento suas chances de gestação serão muito baixas, o que pode te causar muita frustação e ansiedade. Então saber seu fenótipo da SOP é essencial para o tratamento, sendo o tratamento nutricional e de mudança de estilo de vida mais essenciais do que o tratamento medicamentoso. Nas minhas pacientes com SOP, o tratamento nutricional leva de 3 a 6 meses dependendo do fenótipo de do estado nutricional/inflamatório, pois em sua grande maioria, há outros fatores associados, que acabam limitando a melhoria dos ciclos menstruais, da ovulação e de um bom endométrio. Então não espere tanto para cuidar da sua saúde!
Qualquer coisa estou aqui! Entre em contato pelos links abaixo.
Abraços
Leilane Morais
Agora vamos entrar em um tema bem polêmico, mas bastante necessário, a questão da obesidade! Nos tempos atuais onde se prega o amor-próprio e o se amar pelo que se é, temos uma glamorização da obesidade. Por mais que devemos nos amar, e isso é parte principal de aceitar o que somos, devemos também lembrar que a obesidade é uma doença, principalmente inflamatória e crônica.
Então a obesidade vai muito além do amor-próprio e da autoaceitação, mas sim uma questão de saúde. Ano passado, em 2023, todos ficaram assustados com o emagrecimento acentuado da atriz australiana Rebel Wilson, e o motivo foi sua fertilidade, a vontade de ser mãe da atriz fez ela se voltar a sua saúde e perder peso. Muitos podem pensar ser uma bobagem perder peso para engravidar, ou mesmo que a obesidade não interfere na gestação, mas aí que está a questão, a obesidade é caracterizada por uma inflamação crônica e essa inflamação interfere na fertilidade.
Nos homens interfere na qualidade do espermatozoide, aumentando a fragmentação do DNA, causando danos epigenéticos e diminuindo a qualidade e a motilidade. Nas mulheres a obesidade interfere na qualidade do endométrio, aumenta o envelhecimento ovariano, que interfere diretamente na qualidade do óvulo, aumentando a probabilidade de aneuploidias (bebês que não vão adiante, pois lhes falta algum cromossomo essencial) e trissomias, além de toda parte de epigenética que pode interferir na qualidade de vida do seu bebê ao longo da vida dele.
A obesidade também interfere durante a gestação aumentando e muito a ocorrência de diabetes gestacional e a ocorrência de eclampsia, tendo assim uma gestação de risco, que se somado a idade, pode ser uma gestação de alto risco. Por isso pense na sua saúde como futura mamãe ou futuro papai. Durante a gestação infelizmente não é o momento de perder peso, então se o seu sonho é ser mãe, e você não está conseguindo e você está obesa, ou seu parceiro é obeso.
Recomendo iniciar o meu tratamento nutricional para fertilidade, pelo meu Plano de Acompanhamento Nutricional, que inclui perda de peso, diminuição da inflamação, detoxificação e assim preparar o corpo, para realizar seu sonho de ser mãe/pai, e esse evento maravilhoso ocorrer com você com saúde, que irá se refletir na saúde futura do seus filhos, netos e bisnetos!
Qualquer coisa estou aqui! Entre em contato pelos links abaixo.
Abraços
Leilane Morais
Vamos falar sobre o Gestar do Pai!
Sim, o homem também deve ter um cuidado com sua saúde, pois vocês são seres humanos, e merecem ter o cuidado consigo seja no mental ou no físico! Homens o cuidado preconcepção e o gestar não é apenas da mulher. Sim a mulher gesta o bebê dentro dela. Mas o homem, ele gesta na alma seu filho(a)! E esse gestar deve ser realizado antes mesmo de receber o positivo!
Cada vez mais, a causa dos casais não conseguirem nem sequer um positivo, são por conta de baixa contagem e motilidade espermática, com homens que possuem poucos espermatozoides, que não se movem ou mesmo possuem tantos problemas morfológicos, que nem sequer conseguem chegar ao óvulo.
Já se sabe, cientificamente, que abortos de repetição, quando a causa não é uma trombofília (causa mais comum) ou microbiota vaginal (causa mais complexa), a causa é a fragmentação do DNA do esperma masculino. E essa fragmentação impacta também no futuro do seu filho(a), pois interfere também na epigenética do filho, com desdobramentos ao longo da vida, não são imediatos!
E a fertilidade masculina cai no mundo de forma vertiginosa, impactando o gestar do mundo inteiro! Costumo falar que o homem também deve cuidar da sua fertilidade, pois isso não tem relação com sua masculinidade, mas sim com sua humanidade, com o fato de ele ser um ser humano que também precisa de cuidados!
E o homem que quer ser pai, ele já começa esse gestar ali, junto a sua mulher, no momento da preconcepção. Por isso o homem tem o processo do gestar, e ai quando o bebê nasce, ali não nasce apenas uma mãe, mas um pai, e uma família!
Homens não negligencie sua saúde! Você é importante! Inicie o gestar da fertilidade em vocês!
Qualquer coisa estou aqui! Entre em contato pelos links abaixo.
Abraços
Leilane Morais